Páginas

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Bruxelas - A Grande Praça

Bruxelas é a capital da Bélgica, um pequeno país dividido em duas metades. Uma que fala francês. E a outra que fala uma língua esquisita aparentada ao holandês. Por isso em Bruxelas as placas são sempre escritas nas duas línguas: o francês e a língua esquisita (tá, tecnicamente chamada flamengo).

A principal atração de Bruxelas é a praça central, chamada de Grande Praça. É uma visão impressionante. Saindo de uma das ruas estreitas do centro histórico você de repente encontra um praça e parece ser transportado pro passado. Então você vê as centenas de turistas tirando fotos, volta ao presente, e se lembra de fazer o mesmo.




O prédio principal da praça, o mais interessante, é a prefeitura. Com uma torre enorme quase no meio dele (um lado é maior que o outro) e ornamentado por 320 estátuas é realmente um dos mais bonitos que já vi.

Uma dica legal é que pode-se fazer uma visita guiada pelo interior do prédio. Uma guia leva os visitantes a uma volta pelo primeiro andar da prefeitura, explicando a história do prédio e da Bélgica. Podem ser vistos muitos quadros e salas realmente bonitas. O tour tem horas certas e as vagas acabam rápido. Quase não conseguimos entrar, mas a mulher ficou com pena de nossa cara de decepção e conseguiu mais duas vagas. Os horários das visitas ficam expostos na entrada inerna do prédio.

Essa visita só prova que a Bélgica é um acidente histórico. Já que por toda sua história o território onde hoje fica a Bélgica foi dominado primeiro pelos Duques de Borgonha, depois pelos Habsburgos Espanhóis, pelos Habsburgos Austríacos, pelos franceses durante Napoleão, por fim pela Holanda e só em 1830 se tornou independente...ufa...

Do outro lado da praça fica um prédio gótico onde hoje está o museu da cidade.



Os outros prédios da praça pertenciam quase todos as corporações medievais (açogueiros, arqueiros, barqueiros, alfaiates, etc..).

Os prédios da Grande Praça eram feitos de madeira, até que foram destruídos em um cerco em 1695 feito pelos franceses. Apenas a torre da prefeitura escapou da destruição. As coorporações os reconstruíram como os vemos hoje. Pelo luxo das fachadas, havia uma disputa para ver quem era a coorporação mais rica.


A noite o prédio da prefeitura é iluminado de hora em hora enquanto se ouve música clássica e a iluminação vai se modificando de acordo com a música.

Nenhum comentário: