Páginas

domingo, 28 de dezembro de 2008

Museu Judeu de Amsterdam

Grande Sinagoga de Amsterdan. Parte de um complexo de 4 sinagogas que ficam lado a lado e que, hoje em dia, foi transformado no Museu Judaico de Amsterdam.

Já essa é a Sinagoga Portuguesa. Como o nome indica, foi construída pelos imigrantes judeus vindos de Portugal. Essa ainda funciona como sinagoga.


Amsterdam tinha uma importante comunidade judaica até a Segunda Guerra Mundial. A maioria dos judeus de Amsterdam veio de Portugal e Espanha, após a expulsão dos judeus da península ibérica (1492 na Espanha e 1497 em Portugal). Como na Holanda havia liberdade religiosa, eles acabaram indo para lá. Posteriormente, vieram judeus da Alemanha e Polônia, fugindo das perseguições religiosas no leste europeu.

Após a II Guerra, o antigo complexo de sinagogas foi transformado em museu. É um dos museus mais interessantes de Amsterdam. 

Exemplo de ornamento trazido pelos judeus fugidos da Península Ibérica, utilizado nos ritos religiosos.

Torá.

Muitos dos judeus vindos de Portugal se tornaram ricos comerciantes, trazendo contatos de comércio com a Ásia e o Novo Mundo, e influenciaram o crescimento econômico da Holanda. 

Já os judeus vindos do Leste Europeu eram mais pobres e pertenciam aos estratos inferiores da sociedade. Apesar da liberdade religiosa, os judeus eram barrados na maioria das guildas, o que os impedia de exercer quase todos os comércios.

O Antigo Testamento em Espanhol, trazido pelos judeus expulsos da Espanha.

Interior da Grande Sinagoga que se tornou um museu.

Pouco antes da 2a guerra, haviam 80 mil judeus em Amsterdam (mais de 10% da população da cidade). Após a guerra, apenas 5 mil restaram.

Nenhum comentário: